Home » Notícias Quilombolas » Novidades MGQUILOMBO » PALESTRA DE 24.09.2009 NO IHGMG

PALESTRA DE 24.09.2009 NO IHGMG

PALESTRA QUILOMBOLA EM BELO HORIZONTE-MG – IHGMG 24.09.2009

            O salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG teve lotação máxima na palestra do dia 24.09.2009. Confira.


            O público atento e muito interessado no tema “Confederação Quilombola do Campo Grande: documentação e pesquisa nas Minas setecentista”, como é tradição naquele Centenário Sodalício, muito honrou o humilde palestrante. Deus lhe pague, Dr. Gilbeiro Madeira Peixoto, 2º Vice-Presidente do IHGMG,  que presidiu a sessão.
            O palestrante, Tarcísio José Martins, maravilhado com tanto apreço e carinho que recebeu, vem agradecer a todos os presentes, destacando o incentivo do Dr. Jorge Lasmar, Secretário Geral do IHGMG e Protetor do MGQUILOMBO,  cujas palavras de motivação e luz aumentaram ainda mais a sua vontade de pesquisar e divulgar a História de Minas. Assim, na língua de São João da Chapada eternizada por Aires da Mata Machado Filho, Tarcísio saúda o confrade: Angana N’Zambi catiça ovê, curiandamba Jorge Lasmar.
            A promoção e organização do evento foram impecáveis em todos os sentidos graças à dedicação e à força mágica que a Profª. Drª.  Maria Cândida T. C. Seabra, consócia do IHGMG e coordenadora do GruMEL: Grupo Mineiro de Estudos do Léxico (FALE/UFMG), imprime em tudo o que faz em prol da Cultura de Minas Gerais. Não há como pagar tudo isto. Assim, ficar-lhe-ei sempre muito obrigado, Dra. Maria Cândida. Deus lhe pague.
            A coordenação da sessão pela Profª Sônia Queiroz, preenchendo as lacunas, incentivando raciocínios e levantando questões, emoldurou tudo com seu raciocínio certeiro, Lógica Formal milimétrica, fineza e simpatia ímpares. Não há como pagar tudo isto. Assim, ficar-lhe-ei sempre muito obrigado, Profª. Sônia Queiroz. Deus lhe pague.
            Finalmente, o pesquisador de História Tarcísio José Martins continua à disposição para responder eventuais perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema, através do e-mail malungo@mgquilombo.com.br.