Home » Notícias Quilombolas » Movimento Negro » VI Festival de Arte e Cultura “200 anos de Aleijadinho” – CEFET, Araxá, MG

VI Festival de Arte e Cultura “200 anos de Aleijadinho” – CEFET, Araxá, MG

 

O MGQUILOMBO vem convidar a todos os seus quilombolas e demais amigos para o seguinte evento: O advogado e historiador Tarcísio José Martins, sócio efetivo do IHGMG, a convite da Dra. Leni Nobre de Oliveira, fará uma palestra no dia 28.11.2014, no horário das 19 às 20:40 horas, onde demonstrará que a História de Minas Roubada do Povo não foi apenas a da Confederação Quilombola do Campo Grande, mas também a história setecentista do Triângulo Goiano, hoje Mineiro.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS


UNIDADE ARAXÁ



 

 

 

 


 

1 Sobre o Evento

 


O Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG tem sido um momento de grande relevância para a visibilidade da produção artístico-cultural dos alunos dessa instituição, bem como um importante momento de integração entre o Cefet e a Comunidade na qual ele se encontra inserido. Em nossa VI edição, o tema do nosso VI Festival de Arte e Cultura é “200 anos de Aleijadinho”, conforme se vê pelas logomarcas. Como é de tradição de Araxá, os responsáveis pela formatação do Festival e preparação do Cronograma de atividades são os alunos dos Terceiros anos, assessorados por dois professores, sendo eles Profª Leni Nobre de Oliveira e Profª Aline Fernanda Bianco. Nesse sentido, este ano teremos a excelente oportunidade de inserir Araxá e seu entorno, do ponto de vista estratégico, econômico, histórico, artístico e sociológico, como um importante componente das demandas do Ciclo do Ouro, no qual se situa Aleijadinho e suas obras.

Pelos folders de eventos anteriores, pode-se notar uma enorme diversidade de eventos concomitantes que contribuem para que a comunidade estudantil experimente as mais diversas propostas de atividades, o que promove um vasto enriquecimento artístico e cultural, perfil das demandas de propostas do Cefet-MG nesse campus que conta com a própria riqueza cultural local e o apoio inegável das empresas que sempre auxiliam na realização dos eventos. Consideramos, portanto, o Festival de Arte e Cultura como um dos momentos mais esperados anualmente pelos alunos e pela comunidade cefetiana em geral, motivo por que ele se torna, para nós, a consagração de vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores ao longo de uma jornada anual que se coroa nesse momento que, este ano, se realizará no período de 24 a 29 de novembro, tendo como frase norteadora uma máxima de Mahatma Gadhi; “ A arte da vida consiste em fazer da vida uma grande obra de arte”

 

Objetivo Geral do Festival de arte e cultura

 

Assim, o principal objetivo do evento é propiciar aos alunos, professores, técnicos administrativos e visitantes, a cada ano, uma experiência única e inigualável de passeio pelo campo das artes, da cultura e dos diversos saberes, propiciando a competição sadia dos alunos com seus trabalhos artísticos, dentre os quais destacamos a produção de fotografia, poesia, peças teatrais, fotonovelas, radionovelas, fanzines, documentários, produção musical dentre outras, em que premiamos simbolicamente os melhores, ao mesmo tempo em que possibilitamos a todos produzir, vivenciar, experimentar e avaliar os trabalhos apresentados. Além disso, todo ano uma ação pro-ativa é escolhida pelo grupo, como foi em 2012 uma vasta arrecadação de produtos de higiene pessoal para a FADA; em 2013, retiramos das ruas 948 quilos de recicláveis e enfeitamos toda a escola para o Natal; este ano, nossa proposta é recolher donativos em roupas, calçados dentre outros, para a realização de um grande bazar beneficente cuja arrecadação financeira com o que não for vendido será destinada a uma instituição beneficente de crianças. Será também feita uma coleta de brinquedos usados em boas condições, com o mesmo destino da arrecadação do bazar.

 

 

Características do evento

 


Este evento se caracteriza como um grande evento artístico, promotor da diversidade cultural, da incursão pelas diversas artes, promovendo a competição saudável e promoção do cumprimento das metas do que prescreve os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a partir da LDBEN (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em que os jovens devem, durante a escola básica, serem preparados para o mercado de trabalho, a continuidade dos estudos e a cidadania, além de permitir que se cumpram as três fases da aprendizagem significativa que são aprender a fazer, fazer e refletir sobre o fazer.

Em função dessa demanda, todo ano, o Festival organiza concursos entre os alunos do Cefet de Araxá que contemplam Produção de poemas, Declamação de poemas, Produção de crônicas, Adaptações fílmicas, livroclip, fanzines, fotonovelas e radionovelas a partir de obras literárias, Concurso de Dança, de Bandas e de fotografia artística. Por ser a exploração de subsolo uma das prioridades de Araxá, hoje, e tendo sido também a exploração do ouro na região e a utilização de Araxá e seu entorno uma opção do trajeto São Paulo – Minas durante o ciclo do Ouro, as temáticas de todas as atividades do Festival de Arte e Cultura de 2014 contemplarão um tema central: 200 anos de Aleijadinho: Araxá e suas relações com o Ciclo do Ouro, ontem, hoje e sempre. Desse modo, as atividades de extrativismo mineral em nossa região, bem como as características locais serão contempladas a contento pelas diversas atividades. Assim, contamos com a presença de palestrantes do nível do professor Pablo Lima, professor da UFMG com doutorado sobre questões relativas ao sertão da farinha podre no ciclo do ouro, Professora Glaura, que nos brindará com uma riquíssima palestra sobre o surgimento de Araxá e sua vocação mineradora, Professo e escritor Ernesto Rosa, que terá sua obra No sertão da farinha podre dramatizada e nos fará uma palestra sobre a obra, promovendo o debate entre os alunos, Dr. José Tarcisio Martins que nos falará do Quilombo do Campo Grande: a história de Minas roubada do povo dentre outros eventos que poderemos apresentar em nosso cronograma de atividades, ainda em construção já que as inscrições continuam abertas.


Inscrições

As inscrições estão sendo feitas pessoalmente com a equipe organizadora e através de formulários retirados pessoalmente. Não cobramos taxa de inscrição ou qualquer tipo de pagamento por qualquer participação, sendo toda a programação de livre acesso à comunidade, com exceção da participação em concursos. Para esse caso, consideram-se os alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, técnicos administrativos na ativa e também os inativos aqueles que poderão participar dos concursos CBMM – GARIMPANDO TALENTOS NO FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DO CEFET-MG.


Critérios para Classificação nos concursos


No quesito participação dos concursos, serão eleitos os melhores trabalhos de acordo com o regulamento próprio para cada uma das atividades, conforme consta no anexo. A premiação está condicionada à recepção de patrocínio, sendo, para nós, considerada a possibilidade de a CBMM nos prestigiar com essa parceria.


 

2 Cronograma de atividades

 


  • Inscrições: 10/10/2014 até 15/11/2014

  • Abertura do evento

    • Data: 24/11/14

    • Horário: 07:30h às 09:30h

    • Programação: Apresentação do Festival; Apresentação da Equipe Coordenadora; Apresentação das equipes Organizadora, Palavra do Diretor, Palavra do Coordenador, Abertura Oficial.


  • Execução do evento: de 24/11/2014 a 28/11/2014, das 07:00h às 22:00h.

  • Encerramento: dia 29/11/2014, com diversas atividades ao longo do dia e Cerimônia de premiação à noite.


Todas as atividades do Festival de Arte e Cultura estão previstas para acontecer nas dependências do Cefet e do Uniaraxá, havendo a possibilidade de serem realizadas algumas delas no Teatro Municipal, aspecto que ainda se encontra em negociação.


 

3 Meios de divulgação

 


  • Camisetas: 180 unidades

 

  • Bolsas.

 

  • Folders.

 

  • Faixa e banners

 

  • Cartazes.

 

  • Site do Festival

 

  • Página do Facebook

 

  • Redes sociais.

 

  • Cobertura do Evento (Rádio e TV).

 

  • Logomarca, banners ou posters dos patrocinadores no local do evento