Home » Artigos » Pesquisas Escolares » QUILOMBOLAS – LENDA MINEIRA INÉDITA

QUILOMBOLAS – LENDA MINEIRA INÉDITA


QUILOMBOLAS – LENDA MINEIRA INÉDITA
Carmo Gama

Trata-se de artigo publicado na Revista do Arquivo Público Mineiro – vol. 9 – 1904 – Fascículos I e II (jan-jun/1904), sob a direção e redação de Antônio Augusto de Lima. É, na verdade, um mero conto. Um folhetim que, por ter sido publicado pela Revista do APM em 1904, ganhou um falso status de história. A sequência de matérias publicadas na mesma Revista arrasta à interpretação de que esse conto quis dar falso suporte às inverdades com que o Governo Mineiro respondeu ao Governo Goiano suas cobranças sobre o esbulho com que Minas, sem dúvida lhe abocanhara o Triângulo Goiano, hoje, Mineiro. Só isto. Confira a matéria “Questão de Limites entre os Estados de Minas e Goiás” desaguou na sequente Lenda Mineira Inédita.

Há muito estamos estudando e cruzando os dados deste conto com informações documentais e bibliográficas. Apresentamos este estudo, com notas de rodapé e glosas na própria sequência de seus textos.

O texto original do ano 2000, publicado aqui no mgquilombo em 2002. Desde então, lhe fizemos várias atualizações. Extraímos esta nova versão, com autorização exclusiva do autor, para o mgquilombo, do livro Quilombo do Campo Grande – A História de Minas que se Devolve ao Povo, Santa Clara Editora Produção de Livros Ltda., Contagem-MG, agosto/2008 pg. 956-980. Pode copiar e reprodudir à vontade. Desde que revele a fonte.
Apresentamos, agora, um novo texto em PDF, com 14 páginas em papel A4 e 43 notas de rodapé, indicando fontes ou dando melhores explicações sobre nossas pequisasas.
 
Para ter acesso à versão completa, CLIQUE AQUI…  
 e boa leitura.